Império Bizantino


Foi o Império Romano do Oriente durante a Antiguidade Tardia e a Idade Média, centrado na sua capital, Constantinopla. Conhecido simplesmente como Império Romano, o império foi a continuação direta do antigo Estado Romano. É hoje distinguido da Roma Antiga na medida em que o império era orientado pela cultura grega.
O Império Romano foi finalmente dividido em 395, após a morte do imperador Teodósio I (379-395), sendo então esta data muito importante para o Império Bizantino, vista que tornou-se completamente separado do Ocidente.
Apesar da eventual reconquista de Constantinopla e do restabelecimento do império em 1261, sob os imperadores paleólogos, o Império manteve-se diante de diversos estados vizinhos rivais por mais 200 anos. Contudo, este período foi o período mais culturalmente produtivo do império.
Sucessivas guerras civis no século XIV minaram ainda mais a força do já enfraquecido império, e mais dos territórios restantes foram perdidos nas Guerras bizantino-otomanas, que culminaram na Queda de Constantinopla e na conquista dos territórios remanescentes pelo Império Otomano no século XV.





Nenhum comentário :

Postar um comentário